Ponto de Encontro

PONTO DE ENCONTRO DOS CONTERRÂNEOS E AMIGOS DE VIÇOSA DO CEARÁ.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Origem da família Fontenele no Brasil

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção onde estão enterrados Jean Fontainelles e sua segunda esposa, Umbelina Maria de Jesus

No início do Século XVIII, vantajosamente propagava-se em Portugal, notícias fantásticas e maravilhosas da fertilidade do solo, as mesmas se encontrando devolutas, em abundâncias ricas jazidas de minérios, muito das quais a flor da terra de fácil exploração com particularidade na Ibiapaba.

Estas notícias despertaram a ambição e cobiça no ânimo dos portugueses e muitos deixaram suas terras, suas propriedades em mãos de parentes e emigraram para o Brasil, jamais voltando para sua terra natal.

Um deles, foi o francês Jean Fontainelles ponto primitivo da família Fontenele no Ceará, segundo declarações contidas em seu testamento por ele feito em 15 de abril de 1807 e Vila Viçosa Real, onde morava.

Jean Fontainelles nasceu na França, filho legítimo de Jean Pedro Fontainelles e sua esposa Suzana Mullinier.

Casou-se em segunda núpcias; a primeira com Ana Correia da Luz, filha de André Álvares Pereira com quem teve dois filhos: Ângela Maria, viúva de Domingos João de Almeida Mascarenhas. A segunda não consegui identificar seu nome.

A segunda com Umbelina Maria de Jesus, natural do Acaraú, filha do português Manoel Gonçalves Rodrigues, natural da Ilha Teixeira, Bispado de Angra, casado com Rosa Maria de Jesus, natural de Jacobina, arcebispado da Bahia, moradores na Freguesia de Nossa Senhora da Assunção de Viçosa.

Em seus testamento Jean Fontainelles menciona o nome e idade dos filhos de seu segundo casamento. O testamento foi feito em 15 de abril de 1807.

Felipe (39 anos), Rosa (37 anos), Guilherme (29 anos), Agapita (28 anos), Paulo (21 anos), João (19 anos), Plácido (17 anos), Ludovica (13 anos), Amaro (11 anos).

Jean Fontainelles faleceu as 7 horas da manhã da sexta-feira, 8 de dezembro de 1809 e sua esposa Dona Umbelina Maria de Jesus, faleceu às 9 horas da noite, da sexta-feira, 8 de dezembro de 1820. Foram sepultados na Igreja Matriz de Viçosa do Ceará.

Conhecida assim a descendência imediata de Jean Fontainelles,forçoso é reconhecer que outros elementos deveriam convergir para a formação e desenvolvimento de sua família como tem sucedido.

Assim em primeiro plano muito concorreu o português Antônio Vaz do Espírito Santo, filho legítimo de Lourenço Vaz do Espírito Santo e Dona Maria Fernandes naturais da Província de Travos Montes, Conselho da Mão Forte do Rio Lima, Bispado de Miranda, Freguesia de Nossa Senhora da Expectação. Antônio Vaz dos Santos faleceu a 24 de dezembro de 1833.

A genealogia de sua família, bem como outras ilustres viçosenses estão em meu segundo livro "Viçosa do Ceará: sob um olhar histórico" e que após apoio cultural, o mesmo será editado.

7 comentários:

  1. Me chamo Izildinha Maria Elza Fontenele, meu pai (desencarnado)contava para toda a família de onde veio o primeiro Fontenelle para o Brasil. Dizia ele que um veio da França que é a origem de nossa descendência e gostaria de saber se ouve o caso de um tenente apaixonar por uma índia brasileira?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. minha avó contar que minha tataravó foi uma índia ,que foi capturada por um cão de caça ,depois d mansa se casou com meu tataravô,assim conta minha avó. o nome do meu bisavó e francisco Militão Fontinele e minha bisavo se chamava maria doca
    estoyu pesquisando a origem do meu nome e quero saber mais ....

    ResponderExcluir
  4. Bom meus pais falam essa mesma historia entao acho que somos parentes.... renho a foto do brasão da nossa família é muito lindo...sou apaixonado pela nossa história. ...

    Se quiserem conversar por meu zap é só chamar 086 9 95 11 12 47 alexandre fontenele..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre ! Também sou Fontenele, herdei o nome do meu avô que é de Viçosa do Ceará. Gostaria de ver o brasão que você tem ! Meu contato 85 9 8976-9453

      Excluir
  5. procuro por manoel fontinelli.meu email -adaohermesfontanelli@hotmail.com.agradeço desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  6. Minha avó é da cidade, que antigamente chamava-se de Ubatuba CE, que hoje não me recordo do seu nome modificado, ela me contou que há muito tempo a família Aragão Fontenele(que tempos depois uniram esses dois sobrenomes), na cidade de Viçosa CE, tiveram uma grande briga\discussão no qual a família Aragão, retirou de todos os seus descendentes, o sobrenome Fontenele, hoje procuro saber mais informações sobre este fato, porque pretendo escrever sobre o assunto, quem souber de algo me responda por favor. deixo meu e-mail disponível mariannearagao91@hotmail.com \ Sou uma Aragão Fontenele legítima segundo minha avó.

    ResponderExcluir